quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Amarelão - Doença do Jeca Tatu

Por Emidio J. de S. dos Santos


Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato, há exatamente um século, em 1918, trouxe à tona problemas de saúde pública existente no Brasil. Jeca Tatu serviu como ferramenta a favor do saneamento, além de esclarecer e educar a população sobre uma doença tropical que, na época, vitimava milhões de brasileiros por ser tão negligenciada: o amarelão.
Jeca, retratado como um caipira caboclo que andava descalço em meio rural sem saneamento e noção de higiene, era confundido com uma pessoa preguiçosa que não gostava de trabalhar, até que um dia um médico passou em sua vida e viu que ele estava amarelo e muito magro. Ao ser examinado, Jeca disse sentir muito cansaço e dores pelo corpo. Ele descobriu a doença chamada ancilostomose, o amarelão.
 E médico o explicou que a doença era causada por pequenos vermes que entraram em seu corpo pela pele, provavelmente por ele andar descalço. Receitou-lhe, então, remédios e um par de botas. Daí por diante a vida de Jeca mudou. Ele ficou muito mais ativo e trabalhador se tornou alguém respeitado. Ele, a mulher e os filhos andavam calçados para evitarem a doença.

 
Fonte: www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_história1.html


A ancilostomíase, também chamada de ancilostomose, amarelão ou Doença do Jeca Tatu é uma doença causada por (vermes) parasitas Ancylostoma duodenale ou Necator americanos, que são nematelmintos, que causam anemia, fraqueza e icterícia, cor amarela na pele.

Ciclo Biológico da Ancilostomíase

1-    A larva do verme penetra através da pele, momento em que podem surgir pequenas lesões na pele, coceira e vermelhidão;
2-  As larvas atingem a circulação sanguínea, onde migram pelo organismo, atingindo o coração e, em seguida os pulmões;
3-   Em seguida, caem nas secreções pulmonares, atingindo os brônquios, traqueia, boca e sendo deglutido até chegar ao estomago e, por fim, o intestino delgado
4-  No intestino, os vermes acasalam e se reproduzem, dando origem a ovos, que são eliminados através de fezes;
5-   Em solos úmidos, especialmente de locais tropicais, os ovos eclodem, dando origem a novas larvas que podem infectar mais pessoas

Fonte: www.tuasaude.com/ancilostomiase/amp/ 

Principais sintomas

- Lesão no local da pele, onde a larva penetrou com vermelhidão, coceira e irritação
- Tosse
- Respiração com ruído
- Dor de barriga
- Diarreia
- Perda de apetite e perda de peso
- Anemia e palidez
- Atraso no crescimento e desenvolvimento mental em crianças

É chamado amarelão pois a anemia provocada por ações dos vermes no intestino pode provocar palidez ou um tom de pele amarelado.


Para o diagnóstico é necessário consulta ao médico e o tratamento é feito com remédios antiparasitários.

Prevenção

Através de hábitos de higiene como andar calçado e sempre lavar as mãos e alimentos antes de comer.

Para saber  mais...

- www2.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/obichoquemedeu/ancilostomose_jeca_tatu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário